auditoria recursos humanos_1

Como Lidar Com uma Auditoria de Recursos Humanos, Sem Perder o Sono

Descubra, você também, para que serve uma Auditoria de Recursos Humanos. Entenda, rapidamente, sua importância para as rotinas e práticas do departamento de RH de uma empresa. Veja como o desafio está na cooperação genuína, e também num objetivo comum.

Já no início do século 20, o RH, que começou como uma função meramente administrativa, passou a ser considerado um parceiro estratégico no planejamento e atingimento das políticas e metas de uma empresa.

Enquanto encara o desafio atual de ter que fazer mais com menos, o departamento de RH deve continuar a contribuir ativamente nos objetivos do negócio.

Sua aptidão para a flexibilidade, e para administrar condições de mudanças rápidas que afetem tipos específicos de empregados, é indiscutivelmente necessária.

O planejamento estratégico de RH tornou-se uma parte integrante do negócio. Por isso, é importante que o profissional em recursos humanos seja também um administrador competente.

A função de RH deve ser frequentemente auditada, para que sejam avaliados sua efetividade e cumprimento dos regulamentos legais. No entanto, uma auditoria de recursos humanos deve propor mais do que auditar o funcionamento do departamento: ela deve estabelecer uma transformação real em suas estratégias e em seus serviços.

A auditoria deve alinhar os sistemas e serviços do RH com os objetivos organizacionais da empresa, tendo por foco as necessidades do cliente interno.

Qual o objetivo de uma Auditoria de Recursos Humanos?

Analisar profundamente a função do RH, com o objetivo de identificar as áreas fortes e fracas, e onde melhorias podem ser necessárias.

Uma auditoria envolve revisão das práticas, políticas e procedimentos, e pode incluir pesquisas de mercado sobre o comportamento de empresas similares.

Uma auditoria de Recursos Humanos poderá auxiliar no cumprimento das exigências legais, além de avaliar a eficácia do funcionamento do setor.auditoria recursos humanos_4

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)