carta de apresentação pessoal_2

Como Fazer Uma Carta de Apresentação Pessoal Fantástica

Quando se está em busca de um emprego, saber como fazer uma carta de apresentação pessoal fantástica poderá determinar o seu sucesso – principalmente porque a maioria dos recrutadores levam, em média, ½ minuto para olhar cada CV de candidato a um emprego. Você sabe como fazer sua carta de apresentação pessoal? Aqui está um passo a passo para ajudar você a redigir uma carta poderosa.

Sua carta de apresentação pessoal precisará causar uma impressão positiva durante os primeiros 30 segundos do recrutador. Você deverá estimular o leitor a querer saber mais sobre você.

“O que devo escrever?”

Acima de tudo: a razão por que a empresa deveria te dar uma chance.

Tudo o que você disser em sua carta deverá encorajar o recrutador a dar a atenção que seu CV merece.

carta de apresentação pessoal_1Seu CV é um resumo de suas credenciais. Já sua carta de apresentação pessoal pode ser uma ferramenta de marketing pessoal excelente.

Uma carta bem elaborada poderá destacar você dentre os concorrentes àquela vaga, e aumentar suas chances de ser convidado para entrevista.

Antes de tudo, pesquise sobre a empresa e sobre a vaga a que você está se candidatando. Você precisa saber o que a empresa faz, os concorrentes dela, e como ela está no mercado.

Conhecer estes detalhes vai capacitar você a redigir sua carta de apresentação pessoal, e o seu CV, para aquela empresa específica. Isso também demonstrará o quanto você está interessado na vaga.

Procure endereçar sua carta ao responsável pelo recrutamento daquela vaga. Se o nome do recrutador responsável não for informado junto à vaga, entre em contato com a empresa e procure descobrir o nome dele(a).

Se não souber o nome do recrutador responsável, então inicie sua carta com Prezado Senhor / Senhora.

Nada é mais frustrante para um recrutador, do que tentar ler um documento ilegível. Por isso, um documento digitado (ou escrito em letra de forma, se for o caso) facilitará bastante as coisas. Seja sucinto.

Seu objetivo é demonstrar por que sua formação, sua experiência, suas habilidades, e seu histórico profissional qualificam você para a posição à qual está se candidatando.

Uma carta de apresentação deve ter, no máximo, uma página. Ela, nada mais é, do que um resumo do seu CV – Veja Como Fazer um Curriculum Vitae Matador – AQUI.

Seus pontos fortes precisam ser destacados. Seus pontos fracos, devem ser omitidos.

Ela deve ser curta, e redigida de maneira formal, em folha A4 branca.

Diferente do CV, sempre assine sua carta de apresentação antes de enviar ou de entregá-la pessoalmente.

Informe suas qualidades profissionais e de relacionamento, no ambiente de trabalho. Deixe para falar sobre suas qualidades pessoais no momento da entrevista, se for o caso.

Atenção ao primeiro parágrafo – logo de início você precisa estimular o recrutador a continuar lendo sua carta; e depois, o seu CV. Portanto, seja objetivo.

Fale sobre as características da vaga que tenham a ver com seu perfil e experiência.

Uma carta de apresentação pessoal precisa ser dividida em três partes principais:

Primeiro Parágrafo

  • Informe a posição à qual está se candidatando
  • Informe como ficou sabendo sobre a vaga, e por que você está interessado

Segundo Parágrafo

  • Faça um resumo sobre por que você é um forte candidato à vaga
  • Tenha como objetivo a descrição da vaga anunciada. Seja específico sobre de que forma suas habilidades correspondem àquela vaga
  • Destaque uma ou duas conquistas ou habilidades que demonstrem que você é um candidato excelente para a vaga
  • Detalhe suas características positivas e experiências passadas que ilustrem de que forma suas qualificações irão beneficiar a empresa

Parágrafo Final

  • Agradeça a atenção do recrutador, e se ofereça para apresentar informações adicionais
  • Se necessário, informe a melhor hora para o recrutador entrar em contato com você

Exemplo de Carta de Apresentação Pessoal

Sra. Maísa Carvalhal

Recrutamento & Seleção

Queijos Suíços Ltda.

Prezada Sra.,

Em resposta à oportunidade para Analista de Recursos Humanos, anunciada no site Oportunidades Network, envio meu CV para apreciação.

Tenho mais de sete anos de experiência em recursos humanos, na qualidade de recrutamento de profissionais, administração de benefícios, e planejamento de mão de obra. Sou comprovadamente capaz de estabelecer boas relações com clientes, e em desenvolver e implementar soluções inovadoras para lidar com uma grande variedade de desafios em recursos humanos. Tenho excelentes habilidades organizacionais, e forte capacidade para tomada de decisões.

Meu curriculum encontra-se anexo para apreciação. Ficaria muito grato em ter a chance de poder discutir pessoalmente sobre como poderei ajudar ao Departamento de RH desta empresa a alcançar suas metas e objetivos. Meus contatos estão informados em meu CV.

Obrigado por seu tempo e considerações.

Atenciosamente,

Manoel José Bertrodo

Atenção: Se uma carta de apresentação pessoal longa é um erro comum, uma que seja curta demais pode ser ainda mais desastroso para um candidato. Uma carta, do tipo: “Aqui está meu curriculum. Me ligue.” – é o fim da picada!

Entender as funções de um RH, pode te ajudar num processo seletivo. Descubra, Você Também, O Que É RHAQUI.

carta de apresentação pessoal_3

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

20+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)