Não Consegue Se Adaptar às Diferenças_1

Como Se Adaptar às Diferenças

Não saber como se adaptar às diferenças tem sido uma, se não a razão principal, do porque pessoas de talento se metem em problemas. Apesar de seu desempenho ser ótimo, as pessoas dizem que você é “inflexível” ou não consegue lidar bem com quem pensa diferente. Você pode ter chegado à sua Zona de Conforto e, com isso, ficar desconfortável com mudanças; pode ser que você tenha problemas em lidar com algumas pessoas em cargos de supervisão por um motivo ou por outro. Você precisa se atualizar. Veja por quê:

Arrogância é a Principal Barreira de Adaptação a Mudanças

Sujeitos arrogantes, que estão sempre na defensiva, têm menos feedback das pessoas. Eles não escutam. Interrompem. Veem mudanças como uma ameça pessoal à sua maneira de pensar e agir. Em geral, as pessoas não gostam de trabalhar com ou perto de sujeitos arrogantes.

Sujeitos arrogantes ficam, por definição, fora de seu círculo de informação. Por isso, eles ficam sabendo das mudanças bem mais tarde, o que acaba aumentando a reação defensiva deles.

Mesmo que não seja verdade, os arrogantes são vistos como resistentes a sugestões e, consequentemente, a mudanças.

Resistência a Novas Ideias

As pessoas dizem que você está preso ao seu passado? Por algum motivo, você resiste a qualquer coisa ou pessoa nova ou diferente? Você é o último a embarcar nesse trem de mudanças? Você é do tipo São Tomé – “tenho que ver, pra crer”?

Pesquisas mostram que, apesar de terem ótimas habilidades técnicas; em períodos de crise os empregados escolhidos para serem demitidos, em geral, são aqueles que não aprendem nada de diferente ou novo, e que resistem a mudanças.

Você não vai conseguir sobreviver hoje em dia, sem manter suas habilidades atualizadas e, também, se você como indivíduo não estiver aberto ao novo e ao diferente.

Não há mais espaço para indivíduos presos ao passado.

Não vemos as coisas como elas são. Nós vemos as coisas como nós somos.” – Anais Nin

Ainda não descobriu sua paixão em liderar? Então, descubra no e-Book: clique AQUI.

Claudio Cordeiro

20+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)