curso de ingles_2

Você Sabe Quais São as 5 Razões Principais Para Fazer um Curso de Inglês?

Se você está considerando os pros e contras, sobre se deve ou não investir seu dinheirinho suado num curso de inglês – aqui estão as principais razões para se aprender o idioma. Se você quiser saber como o inglês poderá mudar a sua vida, continue lendo…

Hoje em dia, o “multilinguismo” se tornou mais do que simplesmente “importante”. O conhecimento de uma língua estrangeira evoluiu para “extremamente benéfico”.

Seja pelo aspecto econômico ou pelo aspecto social – se comunicar numa língua estrangeira te ajuda a fazer conexões com outras pessoas, e até mesmo a entender melhor a sua própria língua.

Por Que Aprender uma Língua Estrangeira?

Aprender uma língua estrangeira abre oportunidades de emprego. Dominar idiomas é essencial para desenvolver sua presença numa economia global. E isso você consegue com mais facilidade, se entender a psicologia e a língua dos seus clientes estrangeiros.

curso de ingles_5Por esse motivo, a maioria das empresas buscam candidatos que dominam idiomas estrangeiros.

Se você já está trabalhando, aprender um idioma estrangeiro poderá leva-lo a reconhecimentos e a promoções. Se você é um empregador, isso vai encorajar o rendimento de sua equipe, melhorar os serviços ao cliente, e aumentar a receita de sua empresa.

Além dos ganhos financeiros, o aprendizado de uma língua estrangeira proporciona uma experiência única para os viajantes.

Para as pessoas que adoram explorar diferentes partes do mundo, aprender sobre as diversidades culturais, os lugares, e os estilos de vida; conhecer o idioma local proporciona experiências para uma vida inteira.

Descobrir lugares, caminhos, ou até mesmo comprar comida, torna-se bem mais fácil.

Falar um idioma faz com que você compreenda melhor sobre a cultura de um país. Você consegue interagir com as pessoas mais livremente, conhece novas pessoas, faz novos amigos, e se diverte mais.

Aprender uma língua estrangeira também aumenta suas capacidades analíticas e cognitivas.

Aprender um idioma estrangeiro envolve bastante exercício mental. Em nível individual, também melhora sua personalidade e aumenta sua autoestima.

Pessoas que trabalham em serviços sociais precisam interagir com diversos grupos – mesmo de outros países. Falar uma língua estrangeira faz com que consigam se comunicar e servir melhor outras pessoas.

Então, a próxima decisão importante é: qual língua estrangeira aprender – inglês, francês, espanhol, alemão, italiano…

Seja por uma razão específica, ou nenhum motivo em particular, aprender um idioma te levará a um sucesso de longo prazo – te abrirá novos caminhos. Quanto mais línguas você conhecer, melhor você conseguirá se expressar.

Crianças que aprendem um idioma estrangeiro têm melhores resultados em atividades de leitura, linguística e matemática. Também são capazes de ter maior flexibilidade mental, maior capacidade de resolução de problemas e maior raciocínio lógico – ótimos motivos para se aprender um idioma estrangeiro!

No mundo todo, como no Brasil, os pais e professores procuram convencer suas crianças sobre a importância de se aprender inglês. Bom, disso você já sabe muito bem, certo?

Mas, será que eles conseguem explicar por que o inglês é tão importante?

Então, se você está considerando os pros e contras, sobre se deve ou não investir seu dinheirinho suado num curso de inglês – aqui vão as 5 razões principais para se aprender o idioma:

Para Viagem

Goste você ou não, o inglês é a língua internacional oficial – a número 1. Ou seja, viajar sem conhecer a língua vai dificultar sua vida.

Aeroportos, estradas, trens, quase tudo é sinalizado em inglês. E não podemos esquecer as pessoas – funcionários de hotéis, de centros de informações, e o público em geral conhece pelo menos um pouco da língua inglesa. Mas, provavelmente, ninguém conhece o português.

Enfim: gosta de viajar? Então, primeiro você vai precisar desenferrujar num curso de inglês.

Para Trabalho

Provavelmente você vai querer ter uma carreira bem-sucedida, certo? Claro que sim – todos queremos. Bom, falar uma língua estrangeira certamente vai te ajudar nisso.

curso de ingles_1E já que o inglês é oficialmente a língua internacional, você terá dificuldades na hora de ter que lidar com empresas estrangeiras ou turísticas, se você não falar ou entender o inglês.

Todas as empresas te darão mais valor, se você tiver um bom nível de inglês.

Há escolas de idiomas que direcionam seus métodos de ensino para o ambiente de trabalho, como a http://www.inglesoptimum.com/recreiorj.

Para Estudos Acadêmicos

Aproximadamente 80% das pesquisas acadêmicas no mundo são publicadas em inglês.

As universidades americanas e britânicas, geralmente, são consideradas as melhores do mundo. E, por esse motivo, pesquisadores de muitos países, que fazem avanços fantásticos em tecnologia, pesquisas científicas e teóricas, geralmente têm seus trabalhos publicados no Reino Unido e nos Estados Unidos.

Então, se você pretende extrair o máximo de seus estudos, você vai precisar do inglês.

Para a Internet

Quase tudo na internet é em inglês. Então, se você estiver pensando em criar um site ou um blog para sua empresa, ou simplesmente queira surfar na rede e se socializar nas mídias sociais, o inglês vai te ajudar muito nisso.

O autor deste artigo, e deste blog (eu mesmo), é bilíngue. De fato, para se ter uma ideia da importância do inglês: quando dizemos “bilíngue”, quase necessariamente a gente se refere a falar o inglês além do português (e não outro idioma estrangeiro).

Para a mente

Sobre todos os benefícios práticos mencionados aqui, aprender um idioma é um estímulo mental incrível! Você utiliza uma parte de seu cérebro que, do contrário, ficaria dormente.curso de ingles_4

Aprender um idioma requer paciência, memória, e capacidades analíticas e sociais – todos aspectos que podem te ajudar na vida. E não se esqueça – também pode ser muito divertido!

Você está começando a perceber como aprender, ou melhorar o seu inglês, vai poder mudar sua vida para melhor?

Agora, vale ir pessoalmente na escola de idiomas de sua preferência, e tirar todas as suas dúvidas sobre o método de ensino, horários das aulas, e – claro: negociar as melhores condições possíveis. Afinal, você vai querer ter o melhor retorno para este seu investimento!

Ainda não descobriu sua paixão em liderar? Então, descubra no e-Book: clique AQUI.

Claudio Cordeiro

20+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)