ENTREVISTA DE EMPREGO

Entrevista de Emprego: Seu Checklist Definitivo das 7 Perguntas e Respostas

Durante uma entrevista de emprego, todo tipo de perguntas pode surgir. Isto pode variar, de acordo com as responsabilidades do cargo e com o perfil ideal do candidato a preencher aquela vaga. O candidato à vaga sempre é avaliado em suas respostas. Por isso, listei as 7 perguntas mais frequentes, e sugeri as melhores respostas; enfim, um checklist do que falar ou não falar numa entrevista de emprego. Confira:

 

“POR QUE DEIXOU SEU ÚLTIMO EMPREGO?” “POR QUE QUER DEIXAR SEU EMPREGO ATUAL?”

“Pergunta capciosa 1” – NÃO diga coisas negativas sobre seu emprego ou empresa, anterior ou atual. Prefira dizer algo do tipo: “não houve desafios suficientes para o tanto quanto posso oferecer” ou “a empresa não conseguiu novos contratos onde eu pudesse receber novas responsabilidades” etc..

 “POR QUE VOCÊ GOSTARIA DE TRABALHAR NESTA EMPRESA?”

Esta é a hora de você mostrar o quanto está interessado na vaga, e pode fazer isso demonstrando o que sabe sobre a empresa. Você já fez pesquisas e aprendeu bastante sobre ela, antes deste momento. Portanto, fale sobre o que mais lhe chamou a atenção, por exemplo: o tipo de produto ou serviço que a empresa oferece, sua posição entre a concorrência, sua saúde financeira neste momento de crise, oportunidades de crescimento profissional, opiniões de funcionários e da sociedade, etc. Você tem muito a contribuir, e a nova empresa terá muito a ganhar com sua contratação.

“FALE SOBRE PROBLEMAS QUE TENHA TIDO COM SEU SUPERVISOR OU EMPRESA ANTERIOR?”

“Pergunta capciosa 2” – você NÃO tem ou teve problemas com seu supervisor, nem com a empresa. Melhor não prolongar sua resposta para este tipo de pergunta. Prefira concluir dando ênfase a seus anseios por seu crescimento profissional, e por querer contribuir e crescer junto com uma empresa que lhe dará maiores chances de demonstrar suas aptidões.

“FALE SOBRE VOCÊ.”

ENTREVISTA DE EMPREGOUm tanto vago, por isso é importante perguntar ao entrevistador se quer saber sobre suas qualidades pessoais, ou se sobre sua trajetória e experiência profissional. Se sobre suas qualidades pessoais, não deixe de incluir seus “pontos fracos” ou “pontos a melhorar”. Na verdade, uma boa dica é começar pelos pontos fracos (todos temos), complementando com um… “por outro lado” ou um… “no entanto” etc. e explicar o que você está fazendo para mudar ou melhorá-los. Depois disso, concluir dando ênfase aos seus pontos fortes – desta forma, seus pontos fortes ficarão destacados no que disser. Já se o entrevistador quiser saber sobre sua trajetória e experiência profissional; então, faça um resumo sobre as responsabilidades que teve nos cargos que ocupou em cada empresa onde trabalhou. De preferência que este resumo inclua atividades que, direta ou indiretamente, tenham a ver com a vaga a que você está se candidatando.

“O QUE SEUS COLEGAS E SUPERVISORES DIRIAM A SEU RESPEITO?”

Alguns entrevistadores podem perguntar a seus supervisores, ou a colegas de trabalho, ou mesmo ao RH, sobre o que eles têm a dizer sobre você. Importante que você avise aqueles “ex-colegas” de trabalho que eles poderão ser contactados sobre o assunto. Prefira sempre manter boas relações no trabalho (como também fora dele) – isso poderá contribuir a seu favor no futuro!

“VOCÊ É MAIS DO TIPO “PARTE DE UMA EQUIPE” OU “LÍDER DE UMA EQUIPE”?”

Esta pergunta pode surgir, principalmente se a vaga (ou o objetivo dela) for para um cargo de liderança. Você SEMPRE será “parte de uma equipe”. Dê uma olhada no post  “Se um chefe não é lider, um líder pode tornar-se chefe”, aqui neste site, e vai perceber que um “líder é, o que sua equipe pensa dele”.

“QUAL SUA EXPECTATIVA SALARIAL?”

“Pergunta capciosa 3” – você decidiu participar deste processo seletivo, o que significa dizer que tem interesse real pela oportunidade – sejam quais forem os seus motivos. Antes de tudo, deixe claro sobre o quanto você se identifica com as responsabilidades da vaga. Salário, pode ser discutido depois, quando a empresa decidir que você, dentre todos os outros, é o candidato ideal para a vaga.

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)