equilibrio_trabalho_e_vida_pessoal_2

Sinais de Alerta Sobre Seu Equilíbrio Entre Trabalho e Vida Pessoal

Pesquisas sobre bem-estar revelam que as pessoas mais bem equilibradas geralmente são as pessoas mais ocupadas, dentro e fora do trabalho. Como assim? Dentro do conceito “equilíbrio”, o que se faz de seu período de folga é o que pode trazer ou não problemas para a maioria das pessoas. Com todas essas demissões em massa e fechamentos de empresas; imaginando se você não será um dos próximos, e também depois de cinquenta horas de trabalho por semana, muita gente já está cansada demais para querer fazer mais do que, simplesmente, recarregar suas baterias em seu período de folga. Porém, o resultado disso pode ser a frustração. A pressão torna-se especialmente maior sobre aqueles (ou aquelas) com dupla responsabilidade – trabalho em tempo integral, além de cuidar da administração de seus lares etc.

#1. Apostando todas as suas fichas?

“Assumir compromissos em seu período de folga” – essa foi uma grande descoberta nos estudos sobre o estresse feitos pela AT&T com mulheres e homens bem-sucedidos.

Pode parecer contraproducente. Mas, as pessoas mais bem equilibradas emocionalmente se forçam a organizar compromissos, tanto em seus períodos de trabalho quanto de folga. Do contrário, o trabalho acabaria consumindo até mesmo seus momentos de laser.

Aqueles com dupla responsabilidade (família e trabalho) podem usar mais de suas habilidades administrativas também em suas casas.

Em que você se destaca no trabalho, ou escola etc.? Você também poderá focar nas tarefas de grupo nos cursinhos, delegar tarefas aos filhos, organizar futebol com os vizinhos ou amigos etc.

Use algumas de suas habilidades também durante seu período de folga. Organize e administre com eficiência. Faça uma agenda. Determine seus objetivos e planejamentos.

#2. Equilíbrio não tem nada a ver com horas do relógio

Tem a ver com o que você faz com o tempo que tem. Isso não significa que para cada hora de trabalho, você precise ter o mesmo tempo de folga. Mas, sim, descobrir qual, em sua opinião, seria o equilíbrio ideal para você.

equilibrio_trabalho_e_vida_pessoal_3Seriam algumas horas por semana sem preocupações com o trabalho? Seriam quatro intervalos por dia? Seria algum tempo sozinho consigo mesmo antes de dormir? Seria brincar mais com seus filhos? Seria uma comunidade, religião ou esporte que você curte muito?

Organize o que você quer fazer em sua vida. Negocie com sua esposa(o), namorado(a), e não aceite sua vida simplesmente como ela é. Defina o que significa equilíbrio para sua vida, e inclua seus familiares ou amigos nesta definição.

#3. Tempo simplesmente, ou Tempo bem aproveitado

Pessoas ocupadas, e sem muito tempo livre, aprendem a fazer bom uso do tempo presente sem trazer com elas suas preocupações e prazos.

Quando você tiver uma hora para ler, ou brincar com seus filhos, ou jogar com seus amigos etc., esteja presente – divirta-se! De qualquer forma, você não resolveria nenhum problema durante esses 60 minutos.

Treine sua mente para estar presente, onde você estiver. Foque no momento!

“Eu acordo todos os dias dividido entre o desejo de salvar o mundo e o desejo de saborear o mundo. Isso faz com que seja difícil eu planejar o meu dia.” – E. B. White

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.