Estresse e desempenho no trabalho

Não Deixe o Estresse Comprometer Sua Carreira

Estresse pode mesmo comprometer sua carreira e desempenho no trabalho. Descubra suas causas, e como evitá-las:

Por mais “zen” que você seja, provavelmente vai haver momentos em que você vai se descobrir estressado no trabalho, por um motivo ou outro.

Os níveis de estresse podem variar a partir de como você lida com ele – sim, porque se estressar, hoje, é praticamente uma condição imposta pela dinâmica da vida das pessoas. Resta aprender como lidar com ele.

Estresse e desempenho no trabalho

New Zealand Tertiary Education Union

As razões para o estresse podem ser variadas: longas horas de trabalho seguidas de outras várias horas de escola, curso, faculdade etc.; um chefe excessivamente exigente ou um colega de trabalho excessivamente chato; aquele cliente extremamente difícil de agradar; longas horas no trânsito, dirigindo ou não; o volume de trabalho que só parece aumentar…

E, como se não bastasse, a malfadada “crise” veio aumentar a já longa lista de razões para se estressar. O medo de se juntar a uma outra longa lista – a lista de desempregados – parece ter se tornado HOJE a principal razão do estresse no trabalho.

Insegurança e violência, instabilidade no emprego, instabilidade financeira e falta de confiança na administração do governo. Uma enxurrada de escândalos nas grandes esferas da administração pública e privada vem cascateando maus exemplos de comportamento para a nova geração.

Gerações

A geração Alpha já nasce, e desenvolve seus primeiros e mais importantes anos de vida, em meio a péssimas referências. A Lei do Gerson ou, para quem não conhece – o princípio do “tirar vantagem em tudo”, parece ter se aperfeiçoado – logicamente que isto é uma crítica!

Nota-se comportamento antiético de alguns líderes (gerações X e Y) em empresas e organizações onde alguns de nós trabalhamos (subornos, vantagens financeiras em negociações escusas com fornecedores etc.). Poderia isso também estar contribuindo para que procuremos alternativas de trabalho fora do ambiente comum e formal?

Seriam estes fatores que possivelmente também estejam contribuindo para que a Geração Z esteja procurando na internet formas de conquistar sua independência financeira, e não se sujeitar às regras do ambiente empresarial?

O Humano Plus também chamou sua atenção para o fato de pessoas estarem procurando alternativas para “driblar” este momento (espero mesmo que seja um momento) de crise e insegurança.

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.