humor_1

Tem Graça ser Engraçado no Trabalho?

A graça do humor no trabalho, levada a sério? Ser engraçado contribui ou prejudica suas chances de sucesso? Qual a diferença entre humor positivo e humor negativo? O que diferencia humor construtivo de humor destrutivo?

O humor é um elemento essencial para a vida e o trabalho. Se bem utilizado, ele pode exercer uma influência construtiva naqueles ao seu redor. Ele pode aumentar uma sensação de bem-estar e de pertencer. O humor pode aliviar a tensão, e pode equilibrar uma situação negativa para alguém ou para toda a equipe.

Bem-vindo humor

Tem assuntos que são “universalmente” engraçados. Maus motoristas, pessoas desligadas, qualquer coisa que seja uma “condição humana”. Tem coisas que são engraçadas em sua própria vida – você tem filhos engraçados, animais domésticos, hobbies? Que tal uma situação “ridícula” em que você tenha sido pego recentemente?humor_5

Tem coisas engraçadas no trabalho: jargões, comunicados mal escritos, regras irônicas etc. E tem sempre a mídia e as redes sociais – na maioria deles você encontra, pelo menos, uma história engraçada.

O humor que une as pessoas, mais do que as coloca pra baixo, é sempre bem-vindo. Perceba o humor ao seu redor!

Humor sem graça

Hoje, vivemos num mundo politicamente muito sensível. Muitas pessoas não suportam humor de caráter político, sexual ou étnico. Assuntos relacionados a obscenidade, sexualidade, religiosidade ou etnia. A maioria das piadas sobre sexo e cor da pele, são inaceitáveis.

O humor que faz piada sobre grupos (mulheres, outras nacionalidades etc.) não é bem-vindo. Qualquer humor sobre pessoas com deficiências – está fora! Basicamente qualquer humor que ridicularize outras pessoas, ou faça com que se sintam mal ou diminuídas, não está com nada!

O sorriso é o caminho mais curto entre duas pessoas.” – Victor Borge

A humanidade tem, sem dúvida, uma arma eficiente – o riso. Poder, dinheiro, persuasão, súplica, perseguição – estes podem ser grandes enganadores – podem forçar um pouco – enfraquecer um pouco, século após século; mas, somente o riso pode explodir uma coisa em pedaços e em átomos, de uma só vez. Nada resiste ao “assalto” de um riso.” – Mark Twain

 

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.