martin luther king_1

Você Também Pode Compreender Melhor as Pessoas, Como Martin Luther King

Grandes líderes da história como Martin Luther King ensinam sobre a importância de se tentar compreender melhor as pessoas.

Compreender o comportamento das pessoas facilita sua interação com outros no trabalho, e no ambiente social. Interagir bem com as pessoas com quem você trabalha e se relaciona, duplica suas chances de sucesso.

Ao conhecer a qual grupo ou equipe uma pessoa pertence, você pode entender mais facilmente no que ela acredita, porque, e o que ela provavelmente venha a fazer numa determinada situação.

Participantes de grupos têm algumas crenças, hábitos e práticas em comum. Participantes de grupos se parecem porque pessoas que pensam parecido formam ou juntam-se a grupos. Confira:

Por que pessoas participam de grupos?

Se for um grupo de interesse comum, geralmente por 3 razões:

martin luther king_4

Joanne Wan

  • O grupo atende a uma necessidade social
  • O grupo promove um sentimento de “pertencer”, dá apoio emocional e identificação
  • O grupo compartilha informação, e os participantes ajudam-se uns aos outros a alcançarem seus objetivos

Grupos são mais fortes do que indivíduos. Pertencer a grupos, faz parte da natureza humana. Já ser solitário, não.

Pertencer a grupos é excepcionalmente importante para a maioria das pessoas, já que os grupos definem nossos sentimentos sobre determinados assuntos, até certo ponto.

Pessoas entram e saem de grupos voluntariamente, conforme precisam e conforme seus interesses mudam. Descubra tudo o que puder sobre a que grupos pertencem as pessoas com quem você precisa lidar. Isso poderá ajudá-lo a trabalhar melhor com elas.

Por que os grupos se formam?

Grupos geralmente se formam por causa de um mesmo interesse, desafio ou ameaça, ou por causa de um objetivo comum que não conseguiriam resolver sozinhos. Os sindicatos existem em resposta a gerenciamentos opressivos. Os grupos de Direitos Civis foram uma reação à falta de oportunidades. Um grupo de minorias pode se formar dentro de sua empresa ou organização, porque pensam que não estão recebendo oportunidades justas. Preste atenção aos grupos que se formam. Com um olhar de fora pra dentro, determine porque se formaram. A qual grupo você pertence? Por que você se juntou ao grupo? 

martin luther king_3

Parker Knight

 “A compreensão superficial de pessoas de boa vontade é mais frustrante, do que a incompreensão total de pessoas de má vontade. ” – Martin Luther King

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

20+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)