seguro-desemprego-on-line

Novas Medidas: Seguro Desemprego Pela Internet

Anunciado novo pacote de quatro medidas para o trabalhador. A principal delas foi a possibilidade de dar entrada no pedido de seguro-desemprego pela internet.

Nova Medida

Esta mais recente medida começou a valer a partir de 21 de novembro de 2017.

Para que você possa dar entrada em seu Seguro Desemprego, é necessário preencher um formulário de cadastro com seus dados pessoais. Para isso, acesse o site da Data Prev Cidadao.BR.

Importante que você saiba que esta possibilidade não afasta a necessidade de você ainda ter que comparecer a um Posto do Sistema Nacional de Emprego – SINE. Porém, isso deverá tornar seu processo mais rápido nas agências de atendimento.

O processo anterior era, realmente, muito lento, pois você teria que agendar atendimento no SINE para preencher este mesmo formulário e apresentar os documentos necessários para dar entrada no benefício. Agora, você comparece a um Posto de Atendimento já com este procedimento completado.

Além disso, o prazo de 30 (trinta) dias para a concessão do benefício começa a contar a partir deste cadastro na internet, e não após o comparecimento num Posto de Atendimento como era até o dia 21 de novembro de 2017.

Carteira de Trabalho

Durante o preenchimento deste formulário online, suas informações estarão sendo validadas pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS.

Caso estejam corretas, serão feitas perguntas sobre seu histórico profissional. Portanto, esteja com sua CTPS próxima para responder a estas perguntas.

Suas respostas às perguntas deverão estar corretas (ao menos para quatro das cinco perguntas). Logo depois, você receberá uma senha provisória que você deverá trocar por uma sua própria e permanente. Terminado este procedimento, você poderá acessar ao Portal.

Caso você não responda às perguntas corretamente, poderá fazer nova tentativa; porém, somente após 24 (vinte quatro) horas depois deste último acesso.

Escola do Trabalhador

Numa parceria com a Universidade de Brasília – UNB, o Governo anunciou a criação de uma “Plataforma Digital” de ensino à distância para a qualificação de trabalhadores.

A promessa do Governo é de que esta Plataforma terá a capacidade de treinar até 6 milhões de trabalhadores até o final de 2018.

12 dos 38 cursos já estão disponíveis gratuitamente online. Acesse Escola do Trabalhador e saiba mais.

Carteira de Trabalho Digital

Uma versão eletrônica, digitalizada, da Carteira de Trabalho atual e em papel, está disponível via aplicativo. De acordo com o Governo, serão disponibilizadas versões em Android e IOS.

Por algum tempo, a antiga Carteira de Trabalho continuará sendo utilizada como o documento oficial. Porém, sempre que você precisar acessar suas informações, poderá fazê-lo via seu smartphone.

Um outro aplicativo também estará disponível para celulares – o Sine Fácil. Através deste aplicativo você poderá fazer buscas e a se candidatar a vagas de emprego, agendar entrevistas, e acompanhar a concessão de seu benefício Seguro Desemprego.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)