planejamento estrategico_2

Planejamento Estratégico: Você Sabe O Que É?

Resumindo Planejamento Estratégico: você encontra muito mais pessoas que conseguem escalar uma montanha do que pessoas que conseguem identificar qual a melhor montanha para escalar. Tem mais pessoas capazes de produzir bons resultados de curto prazo do que visionários estrategistas. Ambos têm valor, mas não temos estrategistas em número suficiente. A maioria das empresas fazem muito bem o que fazem hoje. Mas é no que elas precisam fazer amanhã que há carência de habilidades. Parte da responsabilidade de cada supervisor é ser estratégico. Quanto mais alto você sobe, maior se torna essa exigência. Veja porquê:

Falando Estrategicamente

Tem pessoas que se recusam a participar de planejamentos estratégicos. Elas nunca viram um planejamento estratégico de 5 anos se realizar de verdade, da forma como foi projetado. Elas acham que o trabalho e a dedicação por terem criado e apresentado planejamentos estratégicos foram uma perda de tempo.

É verdade que a maior parte dos planejamentos estratégicos nunca funcionam conforme planejado. Mas, isso não significa que foi uma perda de tempo.

Planejamentos estratégicos levam a escolhas sobre recursos e investimentos. Eles levam a ações humanas e a planejamentos financeiros diferenciados. Sem nenhum planejamento estratégico, isso tudo seria um tiro no escuro.

Falta Curiosidade?

Muitos supervisores estão tão envolvidos nos problemas diários que não ficam curiosos sobre o amanhã. Na verdade, eles não se importam com o futuro a longo prazo.

Pode ser que eles nem estejam mais trabalhando para a mesma empresa quando o que foi estrategicamente planejado tiver que ser implementado. Eles acreditam que, se não houver foco no hoje, não haverá futuro no amanhã.

Ser um visionário e um bom estrategista requer curiosidade e imaginação. Isso exige brincar com alguns “E se… ?”.

“Quais são as implicações sobre a distância crescente entre o rico e o pobre?” “Existe limite na influência cada vez maior das grandes marcas sobre o consumo das pessoas?” “E se houver mesmo vida em outros planetas, o que isso mudaria?” “O que acontecerá quando a maior porcentagem da população mundial tiver mais de 65 anos de idade?” “Os efeitos do terrorismo?” “E se todo câncer for curado?” “AIDS?” “Obesidade?”

Verdade, ninguém sabe as respostas. Mas, bons estrategistas sabem as perguntas.

Nosso planejamento é conduzir o público com nossos novos produtos, ao invés de perguntar a eles que tipo de produtos eles querem. O público não sabe o que é possível, mas nós sabemos.” Akio Morita, Sony 

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)