gerenciamento de projetos_1

Você Tem Novos Projetos, Mas o Momento é de Incertezas? Veja o Que Fazer

Estudos apontam que 90% dos projetos novos são incertos – nem o problema é evidente, nem sua solução. A maioria das pessoas com um cérebro, tempo ilimitado e 100% de informação, poderiam tomar as decisões mais acertadas. A maioria das pessoas, uma vez cientes de como um determinado projeto já foi realizado centenas de vezes antes, poderiam repetir uma decisão acertada. Por isso, o verdadeiro prêmio vai para aqueles que podem, com tranquilidade, tomar decisões mais certas do que erradas, sem muita informação, em menos tempo, e com pouco ou nenhum precedente sobre como foi feito antes.

Enriquecendo

A essência de se lidar, confortavelmente, com a incerteza está na tolerância sobre erros e equívocos, e em absorver a tensão e o criticismo que se seguem. Agir sobre um problema, sem precedentes para se espelhar, significa atirar no escuro com o que você tem naquele momento.

As pessoas que são boas nisso são enriquecedoras. Elas tomam uma série de decisões menores; pedem opiniões; fazem as correções necessárias; conseguem mais dados; seguem um pouco mais adiante, até que o problema maior esteja sob controle. Elas não tentam fazer tudo certo logo de imediato.

Muitos estudos sobre resolução de problemas mostram que a segunda ou terceira tentativa é quando a gente realmente entende o que se esconde nas entrelinhas dos problemas. Elas também sabem que, quanto mais incerta for uma situação, maior a probabilidade de elas cometerem erros no início. Então, você precisa trabalhar em duas práticas: comece pequeno, para que você possa se recuperar mais rapidamente. Faça coisas pequenas tão logo possível, e se acostume com o ambiente.

Perfeccionista?

Precisa ou prefere ou quer estar 100% certo? Muitos podem preferir isso. É difícil abrir mão do perfeccionismo porque a maioria das pessoas veem isso como um traço positivo em si mesmas.

Reconheça seu perfeccionismo pelo que ele possa vir a ser – consiga mais informações do que outros para melhorar sua confiança em tomar uma decisão sem erros e, assim, evitar riscos e criticismos.

Aos poucos, vá tentando diminuir sua necessidade de muitos dados, até que você alcance um equilíbrio mais razoável entre o pensar e o agir. Confie em sua intuição, e deixe seu cérebro fazer os cálculos.

gerenciamento de projetos_3Empacou no que você sabe?

Você se sente melhor quando sabe tudo o que está se passando ao seu redor, e que tudo está sob seu controle? A maioria, sim. Poucos são motivados pela incerteza e pelo caos.

Mas, muitos sentem-se desafiados por isso. Eles gostam de solucionar problemas que ninguém jamais tenha resolvido antes. Eles adoram cortar caminho e estar onde outros jamais estiveram.

Estar na corda bamba é viver; tudo mais, é esperar. ” – Karl Wallenda, trapezista de circo.

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)