recursos humanos_3

Recursos Humanos – Você Sabe Quais São os 14 Sinais de Alerta Sobre Liderança?

Em Recursos Humanos, o principal desafio da liderança, no Brasil ou em país estrangeiro, é devido ao baixo coeficiente pessoal do candidato à posição de liderança. Mas, o que é Coeficiente Pessoal? Conheça os 14 sinais de alerta para o seu desenvolvimento como um líder.

Desenvolvimento de Liderança

Falta de humildade, é uma maneira fácil de se ter problemas com pessoas de culturas específicas e, possivelmente, também com pessoas de culturas diversas – inclusive a brasileira.

Em algumas culturas (principalmente as asiáticas e as do norte da Europa), humildade num líder é vista como uma obrigação positiva.

Em culturas onde a humildade é altamente valorizada, o líder, muito provavelmente, será um líder servil, contrariamente ao líder do tipo “celebridade” que está sempre em evidência nas notícias.

Falta de humildade pode levar o líder a ignorar importantes contribuições vindas de outras pessoas.

Somada à uma “super-ênfase” de visão pessoal e de pontos de vistas, este líder sempre se vê como tendo razão e acima de todos. A falta de humildade sempre se mostra, e é descrita como “falta de sensibilidade cultural”.

erro_1Sinais de Alerta

A arrogância como fonte principal de problemas

Em muitas culturas, a arrogância é tida como grande barreira nas relações. Pessoas que costumam mensurar seu sucesso pela quantidade de holofotes que recebem, costumam obter menos feedback (definição, ao final deste artigo). Com frequência sinalizam para outros o quanto são perfeitos, até que suas relações se tornem problemáticas. Se você for visto como alguém arrogante (não humilde), provavelmente sua melhor chance de entender em quais pontos precisaria melhorar, poderá ser por uma avaliação 360 graus (definição, ao final deste artigo).

O primeiro produto do autoconhecimento é a humildade. ” – Flannery O’Connor

Dê a ele humildade, para que ele sempre se lembre da simplicidade da verdadeira grandeza, a mente aberta da verdadeira sabedoria, e a mansidão da verdadeira força. Então, eu, seu pai, vou ousar sussurrar: “Não vivi em vão. ”” – Douglas MacArthur, em “A Father’s Prayer”

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Conceitos:

Feedback: “Utilizado em teorias da Administração de Empresas. Quando se é dado um parecer sobre uma pessoa ou grupo de pessoas na realização de um trabalho, com o intuito de avaliar o seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado, tendo em vista a melhoria do mesmo. ”

Avaliação 360 graus: “Na avaliação 360º, conhecida também como Feedback 360 Graus, Feedback com Múltiplas Fontes, e Avaliação Multivisão, a pessoa recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes ao seu redor (daí o nome 360º). Ela pode ser avaliada por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes internos e externos. Neste tipo de avaliação, é considerada também a avaliação que a própria pessoa faz de si mesma. ”

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)