trabalho_e_emprego_5

Aumente Suas Chances de Retornar ao Mercado de Trabalho e Emprego, Em Menos Tempo

Retornar ao mercado de trabalho e emprego, depois de um longo intervalo de tempo, pode ser mesmo aterrorizante. E esse temor costuma aumentar, ao passo que esse intervalo fica cada vez mais longo. As contas para pagar que se acumulam, e com a taxa de desemprego tão alta a procura por emprego fica cada vez maior. Por isso, tenho algumas dicas pra você aumentar suas chances de voltar ao mercado de trabalho mais rapidamente:

Experiências de Vida, também contam para o trabalho

Enquanto você esteve desempregado, ou simplesmente afastado de suas atividades, você desenvolveu habilidades que têm valor para um empregador.

Por exemplo: se você dedicou este seu tempo à maternidade, a cuidados de membros de sua família etc.; você merece crédito por ter trazido equilíbrio ao seu grupo familiar, por ter administrado orçamentos, além de organizar a rotina de todos.

Empregadores conscientes costumam valorizar as capacidades: iniciativa, adaptabilidade e organização.

Não encare essa fase sozinho

Você vai perceber que todo este processo se torna muito mais fácil, quando você busca o apoio dos amigos e da família. Conversar com pessoas que também estão passando por momento parecido, também é uma boa ideia.

Que tal fazer parte de um ou mais grupos nas redes sociais, como o Facebook por exemplo? Muito provavelmente você vai encontrar grupos que compartilhem oportunidades – pode ser muito mais fácil do que você imagina.

Atualize seu currículo

Se você não atualiza seu CV desde seu último emprego, provavelmente ele precisa de uma revisãozinha.

Lembre-se que muito provavelmente a experiência que você conseguiu desde seu último emprego formal, de um jeito ou de outro, poderá contar como habilidades importantes para o seu próximo trabalho – faço bom uso disso!

No artigo “Como Fazer um Currículo Vitae Matador”, você vai encontrar dicas importantes sobre como elaborar um bom CV.

Marketing Pessoal

trabalho_e_emprego_2Tem muito mais coisas num processo de busca de emprego, do que só ter certeza de que o seu CV foi bem elaborado. Então, como ter certeza de que você será bem-sucedido em sua busca?

Já sabemos das coisas que a gente deve fazer para nos ajudar a conseguir um emprego:

  • Ter um ótimo CV
  • Uma carta de apresentação pessoal bem redigida
  • Atenção ao comportamento durante uma entrevista
  • Etc.

Mas, nada disso será de grande utilidade, se a maneira como você se vê e se auto avalia não for boa o suficiente.

Autopromoção

Vá para uma entrevista de emprego excessivamente confiante ou pouco confiante de si mesmo, e você não vai agradar o seu empregador potencial; não importa o quão bom tenha sido o seu início no processo seletivo.

Se preparar para entrevistas significa aprender sobre como se autopromover para seus potenciais novos empregadores.

É crucial acreditar em si mesmo e em suas habilidades, para que você possa se apresentar da melhor maneira possível durante a entrevista.

Então, você vai precisar se apresentar como qualquer bom marqueteiro ou vendedor faria para vender o seu produto. Nesse caso, o produto é você mesmo.

Qual o seu objetivo?

Pense no que você está tentando conseguir. Obviamente que o objetivo final é um emprego. Mas, como chegar lá?

Bem, confiança é a chave – mas, não exagere!

Claro que seu produto pode não ser perfeito, mas nenhum produto é. Você precisa deixar suas fraquezas para trás.

Para desenvolver uma melhor avaliação de si mesmo, foque em suas forças e habilidades. Pense no que te torna único em termos de qualidades e conquistas.

Pode parecer um tanto “Nova Era” para alguns. Mas, se visualizar num cargo – seja um gerente de almoxarifado, um chefe executivo financeiro etc. – poderá te ajudar, de verdade, a focar no que você poderá trazer para a vaga ou contribuir para um trabalho.

Você precisa ser capaz de fechar o negócio. Mas, você nunca conseguirá isso, a não ser que seus objetivos sejam construídos sobre fundações sólidas e expectativas reais.

O que você está tentando vender?

Isso tem bastante a ver com o parágrafo anterior, mas te levará um pouco mais adiante.

Olhe pra si mesmo, honestamente, e se pergunte porque você quer o trabalho ou a mudança que você está focando.

Esta é uma pergunta muito útil para se fazer, já que muito provavelmente o entrevistador te fará esta mesma pergunta, se você conseguir uma entrevista.

Com certeza, não há respostas certas ou erradas neste caso; mas, ainda assim, você precisa estar preparado.

Isso vai te ajudar a focar sua atenção em “se projetar” no caminho certo. E, quando a hora chegar, ser capaz de responder à pergunta de maneira eficaz.

Quem estará do outro lado da mesa?

trabalho_e_emprego_3Você pode saber quem você é, e o que você pretende conseguir. O próximo passo é conhecer as pessoas com quem você vai conversar.

Já sabemos: sobre a importância de um CV bem preparado para aquela oportunidade; de uma carta de apresentação pessoal bem redigida; e das respostas certas às perguntas do entrevistador. Mas, também precisamos saber o que o entrevistador está buscando.

A resposta é: você precisa fazer sua pesquisa.

Obviamente que a descrição do cargo da vaga a que você está se candidatando te dirá bastante sobre ele. Mas, você pode dar um passo mais adiante.

Pesquise sobre a empresa. Coloque-se no lugar da empresa contratante, ou do entrevistador, e procure considerar o que eles gostariam de ouvir de você.

Você deverá expor suas habilidades e experiência da melhor perspectiva possível. Pense nisso cuidadosamente, com antecedência, e seja realista.

Se você estiver se candidatando a um cargo numa indústria que você não tenha experiência de trabalho anterior, você precisará explicar de que forma seus conhecimentos poderão ser aproveitados.

Construa seu Networking

Nunca subestime o poder de uma conversa!

Não fique esperando, pacientemente, que as vagas e as oportunidades cheguem até você – networking (mantenha contato com pessoas). Se você tem contato com pessoas do setor onde gostaria de trabalhar, aproxime-se delas e peça conselhos.

Pode ser que você pense que não conhece ninguém que possa te ajudar nisso, mas avise à família, aos amigos, ex-colegas de trabalho e conhecidos – você poderá se surpreender com as portas que se abrem.

Como ser mais proativo?trabalho_e_emprego_1

Se você sabe qual cargo você quer, os talentos que você tem e que poderão trazer benefícios para aquele determinado cargo; você está bem colocado para se candidatar a empresas, antes mesmo que elas saibam que precisam de você.

Para fazer isso, foque em algumas poucas empresas que você acha que se beneficiariam de suas habilidades, e envie seu CV para elas. Esse pode ser um processo difícil, mas será incrivelmente gratificante se você for bem-sucedido.

Mesmo assim, para fazer com que suas chances de conseguir um emprego sejam maiores, fique ligado no mercado de trabalho. Se candidatar a vagas em empresas que realmente precisem de empregados, mesmo em áreas diferentes da sua, reduz as chances de permanecer desempregado por muito mais tempo.

Acredite em você

É fácil duvidar de si mesmo, e acabar por deixar escapar uma oportunidade importante. Mas, lembre-se: toda vez que você conversar com um novo contato, deixe claro o que você busca.

Faça pesquisas incessantes por oportunidades em sua área – você está indo na direção certa.

Acredite em si mesmo, e você conseguirá!

Você já conhece o eBook do Claudio? Então, veja agora => AQUI.

Claudio Cordeiro

15+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)