vagas,precisa-se,profissionais,ambição,carreira_1

Vagas: Precisa-se de Profissionais com Ambição de Carreira

Há vagas para profissionais de carreira? Talvez algumas pessoas já tenham dito que você deveria ser mais ambicioso. Isso significa que elas acham que você tem muito mais capacidade, do que você mesmo acha que tem ou está disposto a se sacrificar por isso. Elas acham que você está administrando mal a sua carreira. A chave para o bom gerenciamento de carreira está em descobrir até onde você pode e quer ir; em analisar o que está te atrapalhando; em se expor a novos desafios que te ensinarão novas habilidades, e em ser notado por aqueles que tomam as decisões.

Você é bom no que faz?

Você “se vende” mal? Pode ser que você esteja sendo crítico demais com você mesmo.

vagas,precisa-se,profissionais,ambição,carreira_r6Seus resultados são mais baixos do que os de seus colegas? Encontre um facilitador para te ajudar nisso. O processo deve ser:

  • Qual o melhor resultado que posso conseguir com as minhas capacidades?
  • Quais as capacidades que outros veem em mim, que eu não vejo?
  • O que então eu devo fazer para melhorar nisso, e para progredir?

Fortaleça sua autoconfiança. Faça cursos, ou trabalhe com um tutor que te transmita confiança numa área. Se dê prêmios. Seja excelente numa disciplina ou atividade. Prepare-se para reuniões, melhor do que qualquer outra pessoa.

Aprenda a lidar com seus erros. Reconheça seus erros, e informe a todos afetados por eles. Aprenda com seus erros, e siga em frente. Lembre-se: você não tem que ser bom em tudo, ou não cometer erros, para ter sucesso.

Quem é seu mentor?

Já que neste momento você não é seu melhor conselheiro de carreira, encontre uma ou mais pessoas que possam ser. Um mentor, um chefe que você respeite, um amigo fora do trabalho, esposa ou marido, parente, líder religioso, consultor, colega de trabalho.

Com frequência, converse com eles sobre suas opiniões de carreira, seus pensamentos, suas preocupações e oportunidades, e ouça as opiniões deles.

Muitos não sabem de que forma as carreiras são construídas

A maioria, simplesmente, deixa pra depois.

É fácil ser cínico, e acreditar que pessoas bem-sucedidas são resultado de politicagem, são puxa-sacos, apunhalam outros pelas costas, e por aí vai. Os fatos são muito diferentes disso. Comportamentos como estes, em algum momento, prejudicam essas pessoas.

Procure resolver problemas com tenacidade, enquanto descobre coisas novas que você ainda não saiba fazer, e tente se colocar numa posição que te possibilite fazer essas coisas.

Saia de sua zona de conforto

vagas,precisa-se,profissionais,ambição,carreira_5Talvez você ainda não tenha visto o suficiente para tomar decisões.

Escolha algumas atividades que você ainda não tenha feito, mas que podem ser legais de fazer. Faça um curso na área. Mude de atividades – troque com um colega de trabalho.

Seja voluntário em trabalhos e projetos que sejam multifuncionais por sua natureza. Leia mais sobre tudo!

Não tem ideia sobre o que fazer?

Pense em três pessoas bem-sucedidas que você conheça em sua empresa/em sua área, e pergunte a elas o que as motiva. Que tipo de trabalhos elas fizeram antes? Quais são seus conhecimentos técnicos? Então, compare com o seu perfil. Faça uma lista das coisas que você precisa desenvolver.

Se você quer se destacar em sua empresa, descubra de que forma seu trabalho é importante para a alta gerência. Se você for um contador, ajude a descobrir gastos desnecessários. Se for um químico, encontre uma maneira mais barata de se fazer o que vocês estão fazendo agora.

Aprenda a amar os detalhes que têm a ver com sua área. Se seus conhecimentos não são técnicos, ajude seus colegas de trabalho com soluções de organização.

Não está confortável com seu marketing pessoal?

Você não sabe o que fazer para ser promovido. Você não acha legal pessoas que ficam se gabando de si mesmas. Saiba o que fazer:

Crie um relatório de registro – implemente coisas, resolva coisas, inove, faça planos, fique abaixo do limite do orçamento da empresa. Isto é o que vai promover você.

Todas as empresas procuram profissionais que pensam de forma macro. Comece a pensar mais macro.

Ser notado pelos que têm poder de decisão

vagas,precisa-se,profissionais,ambição,carreira_3Gerentes sênior não estão tão interessados em glamour, como muitos acreditam. Eles se interessam por pessoas que resolvem problemas, detectam oportunidades, evitam acidentes e tragédias, e tem um repertório amplo de habilidades. Eles procuram talentos.

Mas, somente uma ratoeira, pode não ser suficiente. Seja voluntário em projetos que exigirão interagir com a alta gerência. Foco nas atividades que sejam essenciais para o que sua empresa faz.

Encontre uma oportunidade de negócio, apresente uma proposta com embasamentos. Escolha um problema grande, e trabalhe como um doido para resolvê-lo. Você precisa ser visto e ouvido – mas, com consistência.

Não quer fazer sacrifícios?

Muitas pessoas recusam oportunidades de carreira, por comodismos, para se arrependerem mais tarde quando essas oportunidades não mais existirem.

Estudos indicam que a maioria das mudanças que profissionais bem-sucedidos tiverem que fazer durante suas carreiras, não foram cômodas para eles naqueles momentos. Eles tentaram recusá-las.

Todos nós temos problemas. Filhos na escola. Uma casa que a gente gosta. Um parente para cuidar. Pouco dinheiro extra. Um pai em idade avançada. Um cônjuge que trabalha. Um problema de saúde. Bons vizinhos. Amigos.

A maioria das carreiras bem-sucedidas exigem mudanças, que podem ser inconvenientes e dolorosas. Veja exemplos de como carreiras bem-sucedidas são construídas. Programe-se para isso – você precisa mudar, para crescer.

Espera que seu chefe se aposente, para conseguir aquela grande promoção?

Pode ser difícil entender, mas uma promoção para o cargo de seu chefe é praticamente o menor desenvolvimento de carreira que você pode conseguir.

Mesmos problemas. Mesmas pessoas. Mesmos clientes. Mesmos produtos e serviços.

Variedade é a chave para a construção de uma carreira. Vá para as laterais. Enterre seu ego. Foco no longo prazo. Recuse uma promoção de linha, e peça uma promoção de mesmo nível em outro lugar ou departamento.

Seguindo sua paixão?

vagas,precisa-se,profissionais,ambição,carreira_4A maioria de nós comete um erro muito humano no gerenciamento de nossas carreiras. A gente vai em busca do que a gente gosta de fazer.

Nossos pais e conselheiros nos disseram para encontrar uma coisa que a gente goste e faz a gente feliz, que fará com que nos tornemos muito bons naquilo.

Ir trabalhar numa grande empresa ou instituição que irá cuidar da gente, e nos proporcionar segurança no futuro.

É fato de que estes foram bons conselhos no passado, mas não se encaixam mais tão bem na realidade atual. Empregos de uma vida inteira, já eram. Demissões. Corporações virtuais. Caos. Empregabilidade é o conceito atual.

Você tem que ser bom numa porção de coisas. Você vai mudar de empresas várias vezes. Você vai ter que mudar, para onde as oportunidades estejam.

Campeões, não são feitos em academias. Campeões são feitos de uma coisa que eles têm bem dentro deles: um desejo, um sonho, uma visão. Eles precisam de fôlego no último minuto, eles têm que ser um pouco mais rápidos, eles têm que ter capacidade e vontade. Mas, a vontade deve ser maior do que a capacidade.”  – Muhammad Ali

Ainda não descobriu sua paixão em liderar? Então, descubra no e-Book: clique AQUI.

Claudio Cordeiro

20+ anos Gestor de Pessoas em grandes multinacionais. Especialista em Direito do Trabalho.

Últimos posts por Claudio Cordeiro (exibir todos)